sexta-feira, 28 de maio de 2010

HOAX

Mais uma vez recebo hoax por email... E isto é uma lástima... Sim, me entristeço em perceber que as pessoas leem qualquer coisa, acreditam sem questionar e ainda espalham como se fosse verdade. Esse é o mal daqueles que tem acesso a informação via web: a falta de criticidade e reflexão de quem nela navega deturpa informações, mistifica fatos, espalha preconceito e reforça estereótipos.

Poxa, basta checar a informação... ou então, não está a fim, não tem tempo ou sei lá o que, não passar pra frente!

Como dizem, há uma grande diferença entre conhecimento e informação, mais ainda quando quem tem informação e não sabe o que fazer com ela a transforma em conhecimento deturpado! Grande sapiência!

Ah! E o pior de tudo é que mesmo percebendo o erro, é incapaz de se retratar reenviando o email com as informações corretas! Ou será que tem alguém que já recebeu??? Isso demonstra uma grande falta de consideração em relação ao alvo do hoax e a quemo recebe.

Só para deixar clara a minha indignação, o tema do hoax é: Casamento coletivo de 450 homens com menininhas com mais de 4 anos de idade em Gaza e a notícia que o contradiz está no New York Times e no The Palestin Telegraph. Acontece que o Hamas viabilizou pelo menos 10 casamentos em grupo no ano passado, cuja a tradição é vestir as damas como noivas, com 100, 300 ou 400 casais em cada...

Enfim, sem querer dar mais pano pra manga, eu não concordo, ou melhor, sou totalmente contra práticas de mutilação, casamentos arranjados, principalmente se forem com crianças menores de idade! Mas isto não significa que me disponho a veicular notícias cujas fontes são altamente duvidosas quando em contraposição existem fontes pouco duvidosas...

É seres humanos... é isso aí... Cultura e reflexão deveriam ser preciosamente cultivadas!

domingo, 16 de maio de 2010

Uma ideia para remodelar roupas não usadas...

Para eu usar roupas tenho critérios:

Primeiro, nada de modismos! Apesar de não acompanhar moda, respeito as novidades que aparecem relacionadas a cores, materiais e estampas, mas não gosto de ocupar tempo pensando na roupa que está em voga nem gastar rios de dinheiro quando daqui um ano tudo vai estar nas prateleiras.

Segundo, tenho problema cores então evito sempre as estampas coloridas. É um cuidado simples para eu não ficar parecendo com uma árvore de natal em julho ou uma palhaça fora do circo. Eu realmente acho difícil combinar cores. Vou explicar melhor: azuis e verdes diferentes me confundem, também não fico bem de laranja, não gosto de amarelo, vermelho é legal se escuro e bem dosado, lilás é uma graça mas não quero parecer criança, principalmente se decidir usar rosa, e pra completar as cores que vem da mistura dessas é um perigo! Além disso tudo, se alguém depender de mim para uma descrição que envolva cores, com certeza estará perdida. Ou seja, a maioria das minhas roupas tem cor básica e neutra, algumas estampas cuidadosas em vestidos, e se tem uma peça colorida componho com branco ou preto, sempre... rs.... Terrível, mas é isso aí!

Composteira...

Hoje enchi a composteira de folhas e coloquei mais água. As folhas porque a quantidade de folha/ resíduo/ terra/ húmus me pareceu bastante desproporcional para a quantidade de folhas que eu já tinha colocado. Também coloquei um pouco de terra por cima e água para umedecer a compostagem que estava com aspecto bastante seco. Talvez fosse melhor colocar húmus... Vou ver como fica.

As mosquinhas estavam lá, mas parece que a quantidade deu uma diminuída (ou então é isso que eu quero ver...rs...). Também não tinha mofo, o que me deixou animada quanto ao progresso da compostagem!
Uma coisa que me preocupa é que a tampa da composteira não suou mais... ou seja, sem temperatura alta, nada de bichinhos se alimentando felizes. É... acho que o húmus será bem-vindo por cima do próximo acréscimo de resíduos.

Comprei uma bacia para colocar por baixo da composteira para fazer menos bagunça com farelos de terra e possível chorume, mas depois de colocar no lugar o tamanho me pareceu exagerado para função...rs... Ah, também não tinha outra coisa no mercado e era a menor bacia.

sábado, 15 de maio de 2010

Acompanhando a composteira

Futuramente, minha composteira vai resultar em adubo como o da foto ao lado...rs... mas enquanto isto não acontece, fiz mais uma busca intensa sobre compostagem caseira para entender as dezenas de mosquinhas (é, hoje foi assim...) e o mofo que apareceu uns dias atrás.

Infelizmente, a maior parte das informações tem a ver com vermicompostagem (em geral, compostagem por minhocas), o que não é o meu caso. E o que é mais triste, normalmente experiências vinculadas à compra da compostagem pronta. Não que não ache legal a proposta, mas dá margem a interpretação de comodismo por quem compra. Particularmente, estou adorando minha composteira. Entendo que é um procedimento simples de experimentação caseira; e esse tipo de ação quando se mora em apartamento é simplesmente muito divertido!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Notícias sobre a composteira

Mais um pouco de como anda a composteira para animar quem quiser fazer uma dentro de casa... Talvez registre os primeiros quinze dias com mais detalhes para depois dar apenas uns upgrades eventuais. Penso nesses primeiros dias como cruciais...

4º dia (08 de maio) - Não acrescentei sobras na composteira, apenas misturei. Constatei mais um pouco de mofo e ainda um cheirinho de limão. Além disso, a tampa continua suada e não parece estar mais esquentando - estranho. É importante ressaltar que não há cheiro do lado de fora da composteira, o que é bem bacana (a lixeira no hall de entrada é que fede).

5º dia - Hoje juntei as sobras dos dois dias anteriores. Como é dia das mães, nada de almoço em casa. Fiquei realmente receosa com o mofo, que não apareceu hoje. Acho que é um bom sinal. Mas o legal mesmo é que quase não tem mais cheiro de limão.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Boca no trombone: puxando a orelha da UnB!



Essa semana rolou um "boca no trombone", que foi para a Faculdade de Direito da Unb, especificamente em relação ao programa de pós-graduação, em virtude da não aceitação do envio de relatório apenas por meio eletrônico.

Ponderou-se no e-mail sobre a necessidade de contenção de papel - o problema é apenas esse, já que, de fato, nunca me eximi de minhas obrigações para com o programa.

A resposta foi bem clara, no sentido de excepcionalizar a entrega - "nesse caso" - como se a entrega de um relatório fosse mesmo um caso excepcional, e não a mesmice da entrega de um documento que poderia muito bem ser arquivado, digitalizado, enfiado virtualmente em algum lugar.

O Judiciário já está se programando, pois, daqui a bem pouco tempo, o papel cederá espaço a arquivos eletrônicos. Por que não começar algum tipo de conduta transformadora exata e pontualmente na academia? Por que os "catedráulicos" (citando Lyra Filho), os detentores de tão honroso conhecimento (geralmente dimensionado num dualismo ferrenho, que colocou a Natureza à mercê de nossas divagações) não tiram a bunda do marasmo da alienação e não se remodelam? Repaginam?

Afinal, não existirão mais árvores para escrevermos nossas abobrinhas jurídicas... Não nesse esquema "papírico".

Borra de café, o fertilizante natural!


Sabe o que fazer com a borra daquele cafezinho cheiroso e gostoso?

Bom, se você não tiver uma composteira domiciliar com a da Jubs ou a minha (parece uma "tumbinha", pois é no jardim), pode aproveitar e diluir entre 100-150 gramas de borra em dez litros de água, pois é uma rica fonte de nitrogênio, para estimular rápido crescimento.

Lesmas e caracóis não gostam de café, e você pode ficar tranquilo(a) porque age como REPELENTE, pois não mata os bichinhos. Ainda pode corrigir a acidez com serragem, cinza ou folhas.


Colocando o papel no vaso, sim senhor(a)!!


Todo dia vou ao banheiro e olho para a lixeira vazia. Sim, aprendi a esvaziar a minha, depois de passar muito tempo pensando a respeito... Nela jaziam os restos mortais de meus despojos enquanto ser vivente em eterna decadência, fruto da decomposição e degeneração que toma, de 6 em 6 horas, partes de mim, ser ocupante dessa Terra-de-Deus-me-livre. Tenho pensando muito em limpeza e ecologia.

Atualmente, a palavra-chave em matéria de limpeza e - pasmem - e ecologia é a propaganda misógina do Purificador pastilha Pato, onde o maridão chama a esposa, vestida de "descida na Lua" para que ELA troque a pastilha... Ele fala, em tom imperativo que reforça a truculência, algo subrecepticiamente mascarado em algo assim "amor, tem que trocar a pastilha do vaso"... algo parecido... Só que É ELA, E NÃO ELE, QUEM ENTRA NO BANHEIRO VESTIDA PARA MATAR OS GERMES.

Não entrando muito no mérito dessa propaganda desqualificadora (sim, desqualifica a mulher porque setoriza seu papel, dentro de um lar, como sendo a detentora do poder do rodo, da vassoura e do escovão, enquanto o "bonitão" está lá, cheiroso e gostosão, macho-alfa que irá, momentos depois, ovacionar seu pênis, expondo a decadência esguichatória em pé, na virilidade da auto-referência fálica), fiquei pensando no quanto usamos papel higiênico e lotamos os cestos, quando, de fato, o papel higiênico, quando bem dosado e usado, é biodegradável e pode ser colocado no vaso sanitário.

Ele foi feito para se dissolver na água e, portanto, poluir menos o Meio Ambiente, desde que saibamos usá-lo com moderação. Não que esteja apregoando o uso "ralo" do papel higiênico, mas acho que a dosimetria dele poderia muito bem ser refletida por uma comunidade desejosa de colaborar com o meio ambiente.

Para isso existem o chuveirinho, o bidê, ou, então, algo muito higiênico, que é simplesmente tomar banho e limpar a bunda...sim, limpar o rabo direito é, antes de um ato de preservação ambiental, demonstração de auto-limpeza.
Que delícia a aguinha caindo na bunda: gelada ou morninha, tanto faz.
E Gaia agradece! Com isso eliminamos o fétido ar que sai de nossos corpos em decomposição, poupamos o mundo (no caso, os amigos e as amigas garis) de cheirarem, por via oblíqua, nossa bunda e colaboramos para diminuir o volume do lixão perto de nossas casas.

"Ah, já tentei e aqui em casa o pessoal entope". Então, lamento, mas não foram bem transmitidas as lições básicas, mas nada que não possa ser feito novamente, com dicas práticas (talvez enrolando um pedaço de papel e passando ficticiamente no rabicó) que poderão ser compartilhadas.

No final das contas, o não querer fazer, para mim, é a maior demonstração de podridão e porqueira que podemos manifestar. Daí, meus amigos e minhas amigas, não existe perfume a encobrir aroma quando é a alma que está podre...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Informativo ecológico 2

Tem esse outro sobre sacolas plásticas que também achei interessante. O que me fez lembrar que ultimamente tem sido uma constante contar para os outros que não uso as sacolas do mercado por levar as minhas antigas e meu puxa-saco continua cheio - sacos de arroz, pão, feijão, biscoito, açúcar, etc... Quem sabe as pessoas não começam a fazer isto também.

Aliás, noutro dia escutei "Ah, você é daquelas que leva a própria sacola na bolsa?" (estava demorando...). "Bem, minha consciência e minha casa estão limpas, mesmo com uma composteira na área de serviço e garrafas de vidro, plástico e latas esperando para serem levadas para os contêineres de reciclagem, e a sua?"

Na verdade, coloquei esses informes por aqui, por estar frustrada em não encontrar o que eu vi outro dia e realmente queria colocar no blog: xixi no banho. Pena que as pessoas precisam de publicidade para pensar em uma economia tão simples... Mas tudo bem, quando o ver novamente dou um jeito de postar, nem que eu tenha que rasgar a revista de alguém...rs...


Informativo ecológico?!

A ideia deve ser essa mesma, e particularmente não acho ruim não. É o mínimo que pode ser proposto em mídia impressa.

 

Como anda a composteira?

Desde que montei a composteira tenho aberto uma vez todo dia para ver como está: cheiro, insetos, temperatura e aspecto geral, bem como eu disse que ia acabar fazendo pela curiosidade. Pois bem...

Primeiro dia - Um cheiro forte de azedo predominava, com certeza por causa do limão que coloquei. Não tinha como ser diferente. A sobra de resíduo de alimento cru do almoço foi acrescentada e misturada na composteira.

Segundo dia - Ao acrescentar sobra de alimento cru do preparo do almoço, vi um pouco de bolor em duas partes de alimento que estavam descobertas de terra. Não era para acontecer isto. Então coloquei mais um tanto de terra e misturei tudo. Uma coisa me chateou pelo inesperado: duas mosquinhas, daquelas que dão na cesta de frutas, mais especificamente na banana, saíram voando da composteira quando a abir. Talvez porque tivesse alimento descoberto de terra e folhagem - o que mofou.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Como fazer compostagem em casa

Pois é, hoje montei minha composteira!!! Como não poderia deixar de ser, tirei um monte de fotos com a ideia de fazer um passo a passo! Então aí vai...

Material usado:
- lixeira velha não utilizada;
- prego longo;
- martelo;
- adubo orgânico (usei um que tinha para verduras, legumes e frutas);
- terra seca (também já tinha de uns vasinhos de plantas que não vingaram);
- lixo (sobras de limão, uvas, abobrinhas, cenoura e casaca de banana);
- folhas secas 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Compostagem em apartamento

Procurando fazer a compostagem dentro de casa descobri com o nosso amigo Google vídeos e informações bem simples e práticas. O que me deixou impressionada é que, obviamente como facilitador de qualquer trabalho a mais, o mercado de alguma maneira já se manifestou e como me recuso a comprar algo que dá pra fazer com o que tenho em casa, vou aproveitar para fazer dois testes com as informações que encontrei:

- Compostagem em um balde que não uso e fica encostado, baseando-me no vídeo do Youtube que incorporei embaixo - esse teste para iniciar o processo como todo.

- E uma coluna de compostagem usando garrafas PET para fazer acompanhamento experimental que li no How Stuff Works.

Amanhã tiro umas fotos do procedimento todo e coloco aqui para vocês verem como funciona.