terça-feira, 9 de novembro de 2010

The Story of Eletronics

OBA!!! Mais um dos maravilhosos filmes do Projeto Story of Stuff foi lançado hoje!!!

Depois de A História das Coisas (um passeio pela cadeia de produção e suas consequências ao meio ambiente e à saúde), da Água Engarrafada (o processo de produção do que não precisamos - manufactured demand), dos Cosméticos (produtos químicos que absorvemos pela pele) e do Cap & Trade (crítica aos créditos de carbono), agora temos a História dos Eletrônicos!!!

Toxics in, toxics out (Toxinas entram, toxinas saem) e Design for the dump (Design para descarte) são algumas frases que compõe a lembrança do filme!

Claro que recomendo totalmente dar uma chegada no site: http://storyofstuff.org/electronics/
Mas como eu, pode ser que alguns de vocês tenham dificuldade em carregar diretamente do site... Então, coloquei o vídeo abaixo.

Para quem está com o Inglês enferrujado, dá pra entender algo, pois as imagens dizem tudo!!! E em último caso, daqui um tempo, como aconteceu com os outros vídeos do projeto, fica fácil encontrar uma versão legendada em português!

Simpsons II

O link da notícia na BBC Brasil sobre o vídeo dos Simpsons que o Banksy fez:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/10/101011_videosimpsonsebc.shtml

Vale a pena dar uma olhada na coluna do Ivan Lessa e as críticas associadas ao que fazem do seriado... Coitado do Bart, do Hommer, da Marge, da Lisa,...

E é claro, agora uma imagem do Banksy para fazer graça....

Composteira

Estava aqui pensando que sempre que mexo na composteira preciso postar aqui... Pelo menos assim tenho uma ideia do tempo que elas estão funcionando e da organização entre elas...rs...

Na semana passada, acho que na segunda-feira dia 01 de novembro, recomecei a maior de todas, aquela primeiríssima que era um balde de lixo pouquíssimo utilizado, de um azul terrível. Tive que dar uma limpada nela, pois os buracos estavam entupidos de terra, com um prego bem longo. Também dei uma enxaguada pra ajudar a tirar... Tinha uns buracos que estavam com a terra dura.

Dentro ainda havia um quarto, mais ou menos, de compostagem. Então usei um pouco para recomeçá-la e o restante guardei para outros momentos de mistura.

Fato: o caroço da nectarina ainda está lá! Ou seja, ou deixo para continuar jogando caroços de manga, nectarina e pêssego, que são os maiores, no lixo (o que me dói a responsabilidade) ou levo para jogar no parque... O que pode ser uma saída! Posso guardá-los em água, e depois levar para o parque quando eu for dar uma passeada por lá!!! Vamos ver...

Para recomeçar a grande, mesmo esquema de sempre: terra, resíduo, adubo, terra. Desta vez não coloquei folhas secas, pois a terra que usei tinha recolhido na época da seca e até hoje estava nas mesmas condições. O legal é que em quase duas semanas, a composteira que comecei novamente não juntou mosquinhas de banana, nem cheiro ruim. Fez que ia criar um mofo por cima, mas foi só misturar... também, estamos numa época mais fria e úmida, diferente das outras vezes cujo clima estava mais quente, apesar de seco.

Em uma das composteiras menores juntei um tanto de algas que estavam vencidas como se fossem folhas secas. O restante juntei com a terra seca que tenho guardada para ir montando as compostagens. O cheiro ficou um tanto diferente, parecendo maresia...rs... mas o processo não parece ter modificado. Legal... Vou continuar usando.

As composteiras menores continuam numa boa. De vez em quando misturo o que tem dentro, e vi que não preciso ficar misturando sempre nem encher até a tampa. Como são menores, cabe menos, ficam lotadas rápido, mas são mais fácil de manusear pois estão em cima do balcão da área de serviço. Para misturar também fica mais fácil porque a colher de pau que separei para isto alcança o fundo sempre!

É isso... depois coloco mais notícias!

Simpsons...

Estava dando uma navegada na web, ao invés de ler um material e escrever o artigo sobre Metodologia da minha dissertação, e encontrei um site com várias coisinhas... Muitas são tranqueiras, mas valeu a pena a busca por coisas interessantes.

O que encontrei foi uma vinheta de entrada dos Simpsons, não editada pela FOX, mas por um grafiteiro londrino, Banksy, cuja cena final, na qual a família senta no sofá para assistir a TV, é complementada por várias cenas de trabalho na China. É, isso mesmo! Crítica ferrenha à produção para consumo apoiado na exploração do trabalho no continente asiático.

Enfim, para se divertir critica e visualmente: o site do Banks: http://www.banksy.co.uk/ . Há outros vídeos e imagens para alimentar a cabeça!!!!!