Finalmente!!! Criei vergonha na cara e arrumei a nova composteira!!! Ela já ficou um tanto cheia, toda furadinha e tão lindinha... rs... É uma miniatura da outra! E é claro que desta vez não usei prego e martelo... Fui direto na furadeira. Pensando agora que está pronta, talvez eu devesse ter usado uma broca ainda menor do que a que usei, mas agora fica para a próxima vez.
Como na outra composteira ficou escorrendo líquido e acabei comprando uma bacia gigante para colocá-la em cima, quando comprei esta nova, já pensei no tamanho do fundo para que coubesse algo razoável embaixo. Por isto, coloquei um prato no fundo. Daí, não derrama terra nem água da decomposição - que não é o chorume fétido da outra vez. Só que não tinha pensado no seguinte: tenho apenas 6 pratos em casa, vou ter que providenciar outro para ela. Mas tudo bem, quem sabe compro mais pratos pra casa.
O resto do plástico dos furos, como da outra vez, foi para dentro da garrafa pet que vai para a reciclagem!
Os resíduos que coloquei, estavam na geladeira em vários potes, bem fechados, para colocar na composteira quando estivesse furada... Estava juntando tudo...rs... Ainda tem um último fechado cheio de restos de alimento (de 500g de manteiga), mas como não tenho terra e tenho que pegar lá no parque (já virou lá sendo que é aqui na frente!) vou segurar mais uns dois dias. Eram no total: dois potes de manteiga (de 500g) e dois de queijo cotagge mais um resto que estava numa cumbuca.
Aviso importante quanto aos resíduos que estavam na geladeira: foram todos para a bacia (a velha conhecida que segura a onda da outra composteira) para esquentarem (pois estavam saindo da geladeira) e para secarem um pouco (pois estavam muito úmidos). Alguns estavam até com mofo (espero que não tenha infectado a geladeira). Depois coloquei a bacia na bancada da área de serviço onde bate um sol a tarde para acelerar o processo e por fim por tudo dentro da nova composteira!
Quanto ao adubo, é claro e com muita animação, que usei da outra composteira que ainda não está pronta, mas com certeza tem bactérias e minhocas suficiente para começar o processo de decomposição! Lindo isso!!! Acho que esse era o momento que eu mais esperava... Poder usar o que tinha na outra composteira!!!!
Lembrando que para montar a composteira é preciso terra seca, adubo, folhas e os resíduos, e como já tinha uma composteira, ficou faltando apenas a terra seca; e esta estou devendo e por isto sei que vai ficar com cheiro de verdura estragada até eu colocar.
Também ainda não coloquei as folhas, mas vou colocar junto com a terra - fiquei com preguiça, mesmo que para isto basta catar na minha varanda, lembra?
Parênteses para explicar a varanda: quando me mudei para este apartamento, a varanda tinha uma vista linda da cidade. Então, para não fechar a varanda e torná-la aproveitável e agradável, coloquei pedriscos e dormentes, com uma manta de bidim em baixo para não arranhar a cerâmica, um banco da praça de madeira e algumas plantinhas para compor um mini jardim. Ficou bem legal! Um dia coloco a foto por aqui...
Quanto à minha boa e velha composteira (já ficou velha coitada!) continua no processo... Aproveitei a ocasião da nova composteira para misturá-la bem retirando e colocando tudo de volta. Na verdade, quase não consigo reconhecer os resíduos. Talvez 80% já esteja decomposto, cheio de minhocas e ainda bem úmido. Entretanto, fiquei preocupada quando encontrei um caroço intacto de nectarina ou pêssego... Vou ficar de olho para ver quanto tempo isso vai demorar para decompor... Queria muito colocar esses restos maiores na composteira... Casca de abacaxi, caroço de nectarina e pêssego, caroço de manga... Vamos ver...
É isto... mais notícias vou postando por aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!