Como estou numa escassez de roupa e grana absurda, fiquei pensando no que corante Tupy preto poderia fazer para me ajudar a criar um vestido novo... Como a cor do vestido é um vermelho vivo, pensei em duas opções: preto para cobrir e ficar na cor do vestido mesmo, ou azul para, com o vermelho, ficar violeta. A dúvida era se o azul com vermelho realmente daria o violeta ou ficaria uma cor estranha, indefinida. Depois de pensar entre o mais duvidoso e o menos duvidoso, optei pelo segundo e a cor preta.
Porém, apenas colorir tudo de preto, também correria o risco de manchar. Isso porque um tempo atrás, meu irmão veio aqui em casa pra gente tingir duas calças jeans dele e aproveitei para tentar escurecer uma blusa minha. Resultado: não tingiu direito nem as calças dele, nem a minha blusa. Acho que o fato das roupas não serem brancas e o tingimento ser por inteiro não ajudou na hora. Talvez, por precisar de mais tempo para a tinta pegar, uma panela maior, ou talvez mudar a roupa de posição mais vezes.
De uma maneira ou de outra, não quis arriscar manchar o vestido... Estou realmente precisando de algo novo no armário. Então, decidi fazer estilo tie dye twist, como mostrei em outra postagem, nas laterais vermelhas. Um só de cada lado ficaria estranho, então optei por duas de cada lado.
Material que usei?
- 01 vestido limpo
- 02 elásticos (daqueles de amarrar dinheiro)
- 01 panela grande de inox
- 01 panela pequena (1 litro)
- 01 pote de corante granulado de roupas, usei o tupy preto
- 01 garfo longo de inox (para carne)
- 01 escumadeira de inox
- 01 balde de 20 litros (metade de água)
- 05 colheres de sopa vinagre
- 03 colheres de sopa de sal
Indico o uso do material em inox porque não macha. Quando usei a colher de pau nas outras vezes, manchou, mas como já usava na composteira, não teve problema. Poderia ter usado a colher de pau novamente, mas seu uso está restrito à compostagem...
Relembrando o processo...
- Colocar água para ferver
numa panela grande, onde será tingida a roupa.
- Ao mesmo tempo, colocar um litro de água numa panela menor para ferver.
- O tempo que a água da panela grande demora para ferver, é mais ou menos o mesmo tempo que leva para fazer as amarrações nas roupas - então, aproveite!
- Depois que a água na panela menor levantar fervura, é hora de desligar o fogo e dissolver todo o corante nela...
- Quando a panela grande estiver fervendo, ao que vale baixar o fogo para manter a temperatura, basta jogar o
corante diluído e misturar. Só então é que entrará a roupa.- Com a roupa na panela, lembre-se de mexer sempre para que a tinta pegue de maneira uniforme.
Foi um tanto estranho fazer o "twist" porque não tinha como amarrar nas laterais, como foi o caso das camisetas verde e azul em outra postagem... Então, optei apenas por fazer dois "twist" de cada lado e amarrar cada dois com um elástico.Ficou um tanto estranho, mas o resultado não podeira ficar terrível...
O alívio é lembrar que, como disse acima, o inox não mancha, então, depois foi só limpar o fogão normalmente; aliás, um pano úmido seria o suficiente.
Com o corante dissolvido, panela fervendo, vestido amarrado, são mais 25 minutos com a roupa dentro da água, misturando sempre. Depois, tirar o vestido para por no balde com água, vinagre e sal. Usei a escumadeira e o garfo para escorrer um pouco da água do vestido antes de por no balde. Mais 25 minutos de molho na água fria, tirei os elásticos e depois foi enxaguar.
O resultado final não ficou lindo, mas também não ficou ruim... pelo menos agora uso o vestido! ;)
O resultado final não ficou lindo, mas também não ficou ruim... pelo menos agora uso o vestido! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!