domingo, 16 de maio de 2010

Uma ideia para remodelar roupas não usadas...

Para eu usar roupas tenho critérios:

Primeiro, nada de modismos! Apesar de não acompanhar moda, respeito as novidades que aparecem relacionadas a cores, materiais e estampas, mas não gosto de ocupar tempo pensando na roupa que está em voga nem gastar rios de dinheiro quando daqui um ano tudo vai estar nas prateleiras.

Segundo, tenho problema cores então evito sempre as estampas coloridas. É um cuidado simples para eu não ficar parecendo com uma árvore de natal em julho ou uma palhaça fora do circo. Eu realmente acho difícil combinar cores. Vou explicar melhor: azuis e verdes diferentes me confundem, também não fico bem de laranja, não gosto de amarelo, vermelho é legal se escuro e bem dosado, lilás é uma graça mas não quero parecer criança, principalmente se decidir usar rosa, e pra completar as cores que vem da mistura dessas é um perigo! Além disso tudo, se alguém depender de mim para uma descrição que envolva cores, com certeza estará perdida. Ou seja, a maioria das minhas roupas tem cor básica e neutra, algumas estampas cuidadosas em vestidos, e se tem uma peça colorida componho com branco ou preto, sempre... rs.... Terrível, mas é isso aí!

E nesse desespero, há uns anos comprei três blusas iguais mas de cores diferentes: branca, preta e marrom. A branca puiu e nem sei mais onde se encontra, sumiu a coitada ou então virou pano de chão; a preta já está com aspecto meio lastimável, mas ainda firme e forte; a marrom... usei umas duas vezes, ou seja, inteirinha e até meio apertada. Daí veio a ideia! Como eu queria umas blusinhas sem cara de trabalho para ir para a universidade, pensei em tingir as que eu tenho e não uso por causa da cor! EBA! Preto básico, aí vou eu!

Só que na hora H... veio a vontade de experimentar: por que não fazer tie dye? Já que eu ia tingir, por que não fazer uma coisa diferente e legal? Mas tinha que arrumar outra vítima para a blusa marrom não ficar só. Foi a vez de dar cabo a outra desprezada, comprada nos moldes da versão da história acima: a preta já está gastinha, mas a cinza clara nunca usada.

Material que usei?
- 02 blusas limpas
- 01 fita de camurça (pode ser barbante) e 02 elásticos
- 01 panela grande de inox
- 01 colher de pau longa
- 01 garfo longo de carne assada
- 05 colheres de sopa vinagre
- 03 colheres de sopa de sal
- 01 pote de corante granulado de roupas (usei o tupy preto)
- 02 luvas

Num dos sites onde peguei essas informações dizia para usar 2 colheres de sopa de sal grosso e 3 colheres de sopa de vinagre. Como não tinha sal grosso em casa e sempre usei mais sal refinado para compensar o sal grosso, adicionei sal refinado. Como coloquei bastante água no balde para caberem as duas blusas, acrescentei duas colheres de vinagre.

Como decidir pela estampa?
A amarração serve para isolar os locais onde a tinta não vai pegar. Então encontrei técnicas num site (Lala Andreotti) e uma bem detalhada no vídeo abaixo do Youtube:


Bom, para a blusa marrom, usei técnica de amarração com a fita de camurça das alças até a altura do busto e no restante usei técnica em espiral com os dois elásticos. Para amarrar a blusa cinza, não tinha com o que amarrar...rs... mas nada que um dos elásticos da blusa marrom não resolva. Só que o pobre arrebentou! Então depois de matutar um pouco, dei um nó na parte da blusa abaixo do busto - depois descobri que a técnica se chama torcido.


Panela cheia de água com o sal no fogo. Antes de levantar fervura tirei um pouco de água com uma leiterinha, misturei e dissolvi metade do pote de corante para depois devolvê-lo para a panela. De acordo com as leituras de web, o sal ajuda a roupa a pegar o corante. Assim que ferveu, blusa marrom dentro. Ao longo de 20 minutos dei umas mexidas com a colher de pau para garantir que toda a blusa estava submersa. Depois retirei com o garfão e coloquei a blusa direto no balde de água fria com o vinagre. As mesmas leituras de web dizem que o vinagre ajuda a manter o corante na roupa. O curioso é que deixando escorrer a água na panela antes de colocar a blusa no balde com água fria, água não ficou colorida.

Como minha curiosidade é algo que coça, testei colocar a blusa cinza na panela sem reiniciar o processo colocando mais corante. Apenas acrescentei um pouco de água - entre 1/2 e 1 litro. A ideia era saber que tanto do corante se manteve na água. Se ficasse muito ruim, bastava tingir a blusa novamente outro dia. Blusa cinza dentro da panela, 25 minutos (tinha menos corante então mais tempo para pegar mais cor) mexendo com a colher de pau que parece ter uma luva preta. Depois balde de água com vinagre onde estava a blusa marrom (lembra que coloquei bastante água e mais vinagre?).


Limpeza geral?
Panela e garfão sem machas (EBA!), colher de pau não dá pra usar mais para fazer comida (será?!), uns poucos respingos pelo chão e fogão.

Descansados 20 minutos (da última blusa porque a outra já estava lá), enxaguei as blusas. Sai bastante tinta, mas o enxague tem que ficar com água transparente antes de colocar para secar. Como as blusas estavam limpas, não precisa lavar depois, é só pendurar.

No dia seguinte pela manhã, a primeira coisa foi olhar as blusas. Como um dos elásticos da blusa marrom arrebentou, ela não ficou simetricamente manchada. Uma lateral ficou toda tingida de preto e a outra com umas linhas sem tingir. Já a blusa cinza como tingi na panela sem acrescentar corante, não ficou preta, mas cinza escuro, tipo grafite. Acho até que ficou mais legal do que se fosse colorida de preto. Enfim, acho que agora vou usá-las...rs...


Pensei em usar uma outra técnica num tecido que tenho em casa para fazer um vestido. Degradê estilo ombré - aquele degradê beeeem sutil! Com invenção para fazer automaticamente e tudo...rs... Mas aí é outro dia!

3 comentários:

Obrigada pelo comentário!