terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais um pouco de Tie Dye

Um tempo atrás escrevi aqui no blog que tinha arrumado umas roupas para dar uma nova cara e então quem sabe passaria a usá-las - atitudenateia.blogspot.com/2010/05/uma-ideia-para-remodelar-roupas-nao.html. Então... Não funcionou... O que me incomodava definitivamente não eram as cores, mas como as roupas vestiam. A blusa que apertava continuou apertando e a blusa que ficava caindo no ombro também assim continuou... Agora estão separadas em monte para doação ou troca ou sei lá o que. Pelo menos as blusas ficaram legais e deverão servir em alguém. Além do que, aprendi a fazer tie dye, pelo menos o básico.

Acontece que animei para dar presentes para amigos que fossem feitos por mim. Curto dar presentes fora de época e que tenham a ver comigo e com  meus amigos, coisas simples mas que são feitas ou compradas porque pensei neles. Nada de última hora - como às vezes rola para um aniversário. Mas algo pensado, cativado. Um presente de coração. Foi então que decidi comprar umas camisetas brancas e fazer tie dye. 

Material:
2 camisetas lavadas (sem amaciante)
2 potes de tinta em pó Tupy
colher de pau
garfo de carne
vários elásticos de dinheiro
fita qualquer de tecido para amarrar a camiseta
leiteira com água fervendo
panela grande com água fervendo
balde com água fria
3 colheres de sopa de sal
5 colheres de sopa de vinagre

Primeiro a fazer é colocar as panelas para ferver a água. Enquanto isto, decide-se que padrões de desenho serão feitos dá tempo para amarrar as camisetas úmidas, recém lavadas.

O desenho de uma das camisetas seria aquele com os riscos saindo da parte central e para a outra fiquei animada para fazer em degradê (é só ir colocando a camiseta aos poucos na água com a tinta).

Primeira camiseta a ser feita seria a do degradê. Apenas amarrei com o elástico, pegando a partir da gola, com o intuito de deixar mais claro na parte de cima e ficar com uns quatro riscos claros ao longo da camiseta.


Queria começar com a em degradê, para ver como iria ficar... Qualquer coisa colocaria tudo na água de volta para ficar de uma cor só... O único problema é que para fazer o tingimento em degradê precisaria colocar a camiseta aos poucos na água quente. Isso de cara me deixou com preguiça. Queria fazer o degradê, mas pensar na barriga quente no fogão me desanimou...

Nessa altura da história, a água da leiteira ferveu, desliguei o fogo e com a ajuda da colher de pau dissolvi o conteúdo todo do potinho LILÁS! Depois, misturei o concentrado da tinta na panela grande que também já estava fervendo. A panela que recebe toda a tinta, fica com o fogo ligado - fogo baixo - apenas para garantir a temperatura da água em torno de 90ºC para que o tingimento aconteça.

Maquinando um pouco como iria fazer o degradê, decidi pendurar a camiseta com um fio de náilon (desses de pescaria) no puxador do armário que fica acima do fogão e ir colocando a camiseta devagar na panela! Um experimento! E como adoro essas coisas, lá fui eu! Fio de náilon, fita de tecido para segurar a camiseta.


Ficou engraçado.... Mas funcional! Enquanto a camiseta ia colorindo consegui ler algumas páginas de um livro!!!


É verdade que de início fiquei segurando o fio de náilon no banco no qual fiquei sentada, mas depois de um tempo percebi que era só enrolar no assento que ficava ali bonitinho. Além disto, para cada quase uma página lida descia um pouco a camiseta!! Era o tempo necessário!

Depois de tingir a camiseta: balde de água fria com sal e vinagre!

Para a segunda camiseta, mesmo procedimento da anterior: água na panela grande para ferver e novamente a leiteira para dissolver a tinta na água fervente. Desta vez tinta VERDE!

Amarrei a camiseta como no vídeo que está na postagem do outro dia: peguei a camiseta com o dedão, indicador e dedo médio na parte central, de onde sairão os raios, e fui girando até que tudo ficasse um bolo. Depois prendi com o elástico nos sentidos vertical e horizontal, de maneira a segurar o tecido pela lateral e para não soltar enquanto estivesse na água fervendo e tingindo. 


Ao colocar a segunda camiseta na panela, peguei a fita da camiseta anterior e pendurei no armário novamente para tentar fazer os raios em degradê. Para ver se ficaria legal. Como o tempo entre uma e outra ficou maior do que 20 minutos (tempo suficiente para a tinta pegar na camiseta que estava no balde com sal e vinagre), aproveitei para ver a camiseta lilás... E vi que tinha ficado bem legal! Por isto arrisquei o degradê na verde.

Enfim, depois de descer a segunda camiseta bem devagar, durante uns 35 minutos, na panela com a tinta verde, ela foi para o balde de água fria com sal e vinagre, como a outra camiseta. O lance é que como ainda tinha bastante tinta, aproveitei para tentar tingir um tapete de banheiro verde que tinha ficado manchado de água sanitária - não ficou 100% porque era sobra da tinta da camiseta, mas não está mais com as manchas feias de antes... está com outras...kkkkkk


Bom, resultado final das duas camisetas: AMEI!!!! Quase que a camiseta lilás deixou de ser presente!!! Depois até fiz uma AZUL, sem degradê, com os raios saindo do centro, num outro dia. Essa foi de quebra porque o Zé pediu pra fazer para ele, de tanto que ele gostou da verde...

O bom de tudo isto é olhar uma coisa que eu fiz, com muito amor e carinho para duas pessoas que são muito importantes para mim! Além disto, é uma maneira de distrair... criar, criatividade, ócio criativo!

Boa sorte ao criar as suas camisetas!!!!

12 comentários:

  1. ficaram bem legais. sua narração foi ilaria fiquei só imaginando vc trabalhando elas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. :)
    Obrigada Anônimo...
    Realmente foi divertido fazê-las!
    Acho que estou demorando para inventar algo novamente!
    Abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Show de camisetas, Juliana!
    Concordo com o Anônimo, tbm fiquei imaginado tuas ações enquanto fazia arte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana!
    Também experimentei esta técnica do tie-dye recentemente. Básicão mesmo. Escoli as cores, e fiz as amarras, dei uma pesquisada antes, uma fiz em mandala e outra fiz degradê.

    Estou feliz com os resultados. Porém na degradê fiz um pouco menos de esforço que você: deixei a blusa seca e coloquei aos poucos no recipiente.

    Adorei!!

    Dessa vez me dei ao conhecimento dos grãoszinhos de corante que não se dissolvem. Resultado: ficaramn uns pontinhos, mas até achei que deu um ar especial...

    Se quiser ver as fotos, postarei no meu twitter:
    @raissitta

    Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raissíta!
    Fiquei curiosa para ver a foto do degradê com os grãozinhos de corante!!! :D
    Como estou precisando de umas roupas coloridas (a tendência é usar preto, branco, cinza e marrons...rs..), a ideia virá a calhar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. oi juliana sempre gostei do ti-dye e adoro fazer + agora comecei a fazer com tinta para tecido diluida pois conserva por mais tempo o trabalho,gostei muito das suas camisetas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimo!
    Vou experimentar com tinta diluída... Daí posto aqui! :)
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi me chamo carol .
    Ameei linda sua ideia e como ficou as blusas estava querendo uma dessa mais infelizmente mto cara. adooreei vou fazeer.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!
    Faça mesmo... Depois dessas fiz algumas outras para aproveitar as que estavam em casa encostadas! Inclusive um vestido que passei a usar beeeeem mais! ;)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  10. liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindas, arrasooou ju .. bbbbbbbbbbbbbbbj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!