quinta-feira, 1 de julho de 2010

Minha composteira encheu!!!!!!!!!

Finalmente! Também, quase não paro em casa... Desde 4 de maio estava enchendo a composteira. Levei 55 dias para completar a bichinha com os resíduos - completei no dia 28 de junho. Mas também está no talo!

Então, vale um balanço geral:

- Primeiro de tudo: não use balde fundo! As últimas misturas para aerar e ver se estava muito úmido foram atormentadas pelo volume de coisas que havia dentro do balde e o alcance difícil do fundo e dos cantos do balde. Dê preferência a algo mais raso e largo. Como vou começar uma nova composteira, posto aqui o que encontrar e achar que vale a pena - a que terminei de encher vai ficar muitos dias inativa para terminar a decomposição.

- Outra grande lição: as mosquinhas-de-banana! Terrível praga quando não se toma o cuidado de cobrir os alimentos corretamente com terra. Não vai acontecer novamente... espero...

- Lição número 3: não colocar absolutamente nada de origem animal na composteira! Na animação de que tudo estava encaminhado e a composteira cheirando terra molhada, bem bonitinha, resolvi inovar nos resíduos (sempre experimentando!) e coloquei casca de ovo. O cheiro não é mais o mesmo... Aquele cheirinho de terra molhada já era... E para deixar tudo um tanto estranho na grande misturada que dei antes de lotar a composteira descobri váaaarias larvinhas passeando entre as cascas de ovo. Não tenho nem noção do que isto significa, acho que é normal, mas não era essa a ideia. Tem algo estranho no processo, o que atrapalha a decomposição. Bom, não faço mais isso e também não recomendo. A borra de café ficou ok, mas a casca de ovo... Nada feito. De repente, seguindo a dica da minha avó, na próxima, deixo a casca de ovo secar e esfarelo diretamente na terra das plantinhas mesmo.

- Mais algo que deve ser lembrado: sempre ter à mão terra e folha secas. A maior parte dos resíduos orgânicos tem muita água, então a composteira fica muito úmida rapidamente. Demorei um tempo para descobrir que o fundo da minha composteira estava encharcado - o que não é legal. O material tem que ficar úmido!

- Se você não tem muito lixo orgânico para colocar todos os dias, separe um pote de manteiga ou queijo cottage ou mesmo um pote de plástico velho para juntas os resíduos - sempre o deixava na geladeira e antes de colocar na composteira esperava chegar à temperatura ambiente. Não sei se atrapalha o processo de decomposição, mas pelo menos não tinha que todo dia colocar só um pouco de resíduo e cobrir com terra. Acho até que foi numa dessas de meio preguiça de cobrir tudo com terra que as mosquinhas-de-banana começaram a aparecer.

Bom, além disso, a descoberta de mais minhocas me animou, não são muitas, mas estão lá! Também descobri fungos diferentes. Os que estavam na tampa tirei, mas o que estavam na composteira deixei... Estou com preguiça de procurar o que são. Se alguém souber, por favor, conte-me o que são...


Há algumas informações que acho relevantes registrar para lembrar depois quando for analisar o material final. São coisas que coloquei pouco ou não coloquei na composteira:

- Não coloquei caroços grandes de frutas (como da manga) e os de tamanho médio (como o do pêssego e da nectarina) coloquei alguns.

- Talos de banana (aquilo que segura a penca) são também muito grandes e como fiquei receosa com a demora na decomposição coloquei apenas alguns que cortei em pedaços menores... Achei melhor esperar para o resultado final..

- Cascas de limão também evitei. Coloquei apenas algumas poucas vezes - acho que umas três vezes. A composteira não pode ficar também muito ácida.

- Outra doidera aconteceu num dia de brincar de Lab do Dexter: peguei o pote que já tinha uns resíduos e tudo que tinha de verdura e fruta apodrecida na geladeira (desperdício à parte... detesto quando isto acontece!). Daí, bati tudo no liquidificador!!!! Nesse dia tinha casca de ovos também... Na verdade, não é que seja doidera, a ideia era picar tudo para facilitar a decomposição e escorrer um pouco do monte de água que aparentava ter. Enfim, rolou muita sujeira, isso sim! Mas se eu tivesse um mixer seria legal! Então se alguém estiver a fim de testar triturar os resíduos no mixer... Me conte, please!!!

Bom, é isso. Quando montar a nova composteira, aviso!

10 comentários:

  1. Rs, Oi Juliana, gostei muito do seu Blog... ja tenho uns 3 meses tentando inventar uma composteira facil e barata de se fazer... mas elas sempre enchem de vermes... tava lendo alguyms informações aqui no seu blog e acho que é pq so coloco restos de alimentos (Nitrogenio)... Vou tetar ma uma vez colcando folhas secas e tentar revirara 1 vez por semana... Como é dificil esse negocio de composteira...

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo Rui... Com o tempo a gente consegue se organizar e entender o que acontece. Dai fica fácil, vira rotina ;)
    Bom trabalho aí!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,

    Fiz minha composteira com baldes de alimentos. Faz 3 semanas que ela está na ativa! Não sabia que deveria revirar para aerar... boa dica! Não sei dizer ainda se ela está "funcionando", mas tem aquele cheirinho de fungo e terra molhada... Uma coisa que vi numa foto é a pessoa picando as coisas antes de colocar, imagino que isso deva acelerar o processo; e li que as cascas de ovo estão liberadas pra compostar, mas devem ser esmigalhadas antes! ;)
    Legal teu blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Tai...
    Infelizmente tem um tempo que a minha está inativa... Com tanto trabalho, estressadíssima, nem eu nem minhas plantinhas estamos dando conta...
    Em breve retomo e posto mais ;)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Esse blog me ajudou muito! Eu vinha procurando muito sobre o assunto e realmente faltava uma explicação desse nível, prática! Felizmente, a composteira de madeira que eu fiz (por sorte) é rasa e larga, realmente facilita muito a verificação de umidade e o 'remeximento' do material para aeração. Por outro lado, estou tendo o mesmo problema quanto ao excesso de umidade e presença de larvas. Estou estudando a respeito, nesse momento a composteira tá tomando um sol aqui no quintal. Pelo que eu saí pesquisando (na net e com tios agrônomos haha), pode-se combater parasitas desse tipo removendo a umidade e aplicando cal virgem sobre. Suspeito que o fato de não ter deixado a casca de ovo secar me trouxe problemas também. Se eu conseguir ou não arrumar esses 2 problemas, eu venho comentar aqui novamente :3

    ResponderExcluir
  6. Outras informações: eu montei a minha com 64cmx45cm e 16cm de altura, com furos apenas no fundo. A primeira camada foi de galhos secos para evitar a compactação no fundo e entupimento dos furos, em seguida folhas secas, depois o "lixo molhado" (cascas de frutas, verduras, etc), depois pó de café e casca de ovo e, por último, folhas secas + grama. Semanalmente eu removo a parte superficial da última camada, remexo o composto e aplico uma nova de folhas, com o intuito maior de cortar o cheiro e não chamar insetos. Isso tem dado certo, acredito que o aparecimento de larvas se deu ao fato de esquecerem de tampar o lixo na cozinha ¬¬. Os furos do fundo não deram conta da drenagem, o certo seria (acho) fazer as paredes com um vão de uns 3cm entre as tábuas e encaixar uma tela fina por dentro. Ah, e eu regava todos os dias... não faça isso.
    A adição de novo material se dá semanalmente, quando eu encho 3 ou 4 potes de sorvete de lixo orgânico picado.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. apesar do tempo da publicação, iniciei o procedimento de compostagem domésticas desde novembro de 2014. a estrutura que utilizei foi a de 03 (trÊs) baldes de tintas Conhecida no Rio como tinta economica de 16L.
    Descobri que é interessante mantermos um intervalo de 07 dias sem depósito na composteira, e dar um upgrade com minhocas californianas, que no meu caso iniciei com 300 unidades.
    Mantendo o intervalo de 07 dias de depósoito, até a lotação, aplicando, a mesma quantidade de Seco X Molhado (1X1), não fui presentiado com cheiro, mantendo o revolvimento semanal.
    Agora, atualmente dou a sugestão de se ter 03 composteiras de mesma caracteristica, para uma casa de 04 pessoas, e que os depósitos sejam oscilados entre elas, logo vocês terão um intervalo médio de 10 dias, o que facilita a digestão das minhocas, e o efeito é mais rápido com a compostagem.
    Informo que no meu caso, não pico absolutamente nada, depositando dentro das condições recebidas, apenas evito os ácidos e restos contendo animais, e vem dando certo.

    ResponderExcluir
  8. Ola, gostaria de fazer algumas perguntas e se você poderia responder porfavor estaria me ajudando muito.
    Comecei a fazer compostagem, pois adoro lidar com plantas e tera.
    Segui umas dicas de outros internautas quanto a montar uma composteira usando 3 balds de margarina( coloquei a torneirinha) para a coleta do chorume. Fiz tudo que me indicaram, conforme eu tinha o lixo organico eu os colocava, tb um pouco de terra e as minhocas. Fazem quase 2 meses que comecei, e para minha triste surpresa a decomposição está muito lenta, e reparei que no fundo está bastante molhado e não sai o tal chorume.
    Onde eu errei? eu não coloco nada grande, sempre pico miudo as cascas, e coloco folhas secas ou serragem.
    Porfavor me ajude.

    ResponderExcluir
  9. Oi Edna,

    Tem um tempo que não faço compostagem por aqui. A área onde moro passou a ter coleta seletiva (apesar de eu ainda levar algumas coisas em pontos de coleta). De qualquer maneira, vou tentar te ajudar com o que vivenciei...

    Lembro que logo que comecei a decomposição me pareceu lenta, não sei se misturava muito ou se era minha ansiedade. Acabei deixando de lado um tempo para ver se melhorava. Dai a coisa se resolveu.

    Outra coisa, minha composteira não era dessas sobrepostas. Usava três baldes pela quantidade de volume de resíduo, fazia um de cada vez e deixava lá. AH! E logo as minhocas morreram, mas quando as tinha, a coisa ia mais rápida...

    Enfim, espere mais um pouco. Se vale, a maioria das situações se resume a verificar a umidade. Fora isso dê tempo às minhocas e bactérias... ;)

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita demanda de cascas, o que torna a compositora muito úmida. Hoje fiz um dreno no fundo da compoesteira com brita e tela. Vamos ver o que acontecerá.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!