sábado, 7 de agosto de 2010

Mais notícias da composteira

Então... Nunca mais ela fedeu...rs...

Desde aquela última revirada (9 de julho) não havia mexido mais nela, e hoje quando fui dar uma geral, parece que está tudo ok. Voltou a ter o cheiro de terra úmida de antigamente; talvez não tão úmida quanto antes, mas está com cheiro de terra e é isso que importa.

O volume total também diminuiu... Um pouco, mas diminuiu...

A temperatura não está alta, mas não está frio ou fresco, diria que está morna - não tenho termômetro em casa e também não sei até onde isso interfere.

Fiquei bastante animada com a quantidade de filhotes de minhoca que vi!!! Quando abri, também tinha uns quatro brotos por cima, mas como só me lembrei de tirar a foto depois, apenas coloquei por cima alguns...


Quer um dica importante? Separe um instrumento para revirar o balde - vai precisar muito para fazer as checagens e misturar toda a compostagem. Eu tinha separado inicialmente uma colher de metal velha que uso para o jardim, mas com a composteira cheia, precisei de algo mais longo. Agora tenho uma colher de pau que tingi de preto enquanto fazia tie-die em algumas roupas...rs...

A próxima composteira foi comprada! Uma lata de lixo de banheiro de uns 20 e poucos centímetros de altura, bem pequena - 18 reais no mercado aqui perto. Por que? Fiquei pensando que esse volume dá pra deixar em cima da bancada da área de serviço e por isto fica mais fácil de mexer. Além disso, é pequena, branca (tem aspecto de limpeza) e é fácil de encontrar outras iguais. Isso significa que posso ter várias composteiras em fases diferentes, criando uma estética legal na bancada da área de serviço - melhor do que ficar com um monte de baldes de cores e tamanhos variados em baixo do tanque...rs...

Ao lado da futura composteira, um pratinho para secar o pó de café de ontem cedo e umas cascas de ovo já trituradas que também estavam por ali para secar para serem colocadas nas plantinhas da varanda. Aliás, minha bancada da área de serviço está virando um experimento!

Como tem tempo que não estou acrescentando nada na composteira grande, nem tinha providenciado a nova, todos os resíduos que têm sido gerados estão em potes de manteiga e cottage dentro da geladeira esperando para irem para a nova composteira. O que deve acontecer ao longo desta semana (isto se chama preguiça de furar o baldinho e pegar terra e folhas lá no parque). Mas é importante ressaltar que antes deles irem para o pote, tenho deixado eles um tempo num prato, também na bancada da área de serviço para secarem um pouco. Por que isto? Percebi que se coloco direto na composteira, ela fica muito úmida, o que dificulta o processo todo. Como em Brasília o clima é seco, basta uns dois dias do lado de fora que fica mais seco e ponho no pote que vai para a geladeira. Não fede nem antes nem depois.

Tenho achado tudo isso sempre uma grande novidade. Cada vez que tento algo diferente, me surpreendo... É realmente uma experiência nova todas as vezes, um aprendizado. Sabe quando vou parar com isto? Só quando algo me impedir...

Ah! Antes que eu me esqueça! Uma amiga que mora em Goiânia, a Márrrrrcia, tem acompanhado as postagens sobre a composteira e, quando veio aqui em casa passar uns dias, pode ver pessoalmente como tudo é simples e funciona. Agora, ela está tentando fazer na escola onde trabalha com os alunos de 3º ano. Ei, Marcinha, sucesso na empreitada! Tomara que as crianças aprendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!