segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Compostagem...

Que dificil esta época do ano para arrumar terra para a composteira. Acho que terei que ir no terreno ao lado, na obra, pedir um pouco de terra... Vai ser o jeito...

O parque está com o mato lindo e alto, por isto não consigo pegar terra, muito menos terra seca para usar. A terra muito úmida dificulta a compostagem, pois como os alimentos também são úmidos e não tenho folhas secas o processo ficará lento... A não ser que eu seque folhas no forno...rs... Mas não sei se funcionaria.

A segunda composteira (que é a primeira pequena) está com adubo pronto. Desde 3 de setembro até hoje 17 de janeiro são 136 dias - já passado...rs...

A terceira composteira (que é a segunda pequena) parece que também está ok. Parece que o processo dela foi diferente por causa da umidade. Estava sempre mais seca do que as outras... Esta fechei no final de outubro ou em 1º de novembro. Até hoje são 77 dias.

Na semana passada, no dia 9 de janeiro (as datas ajudam a lembrar o período de compostagem), como tinha um monte de resíduo em potes na geladeira, ao ponto de não ter mais onde por, acabei jogando as cascas das frutas da salada de frutas no lixo. Fiquei mal depois... Por isto, peguei o que tinha de casca de ovo triturada e um tanto dos resíduos que estavam na geladeira e joguei no parque nos pés de algumas árvores. Também joguei por lá, aleatoriamente os carôços de nectarinas e pêssegos. Os carôços de manga tenho jogado no lixo, mas acho que vou fazer o mesmo que fiz com os das nectarinas e pêssegos.

De início fiquei preocupada com os resíduos que joguei no parque quanto à decomposição, pois dependendo poderia estragar as plantas, o processo de decomposição poderia atrapalhar o crescimento das plantas. Mas daí coloquei um pouco em cada e bem esparramado. Já tinha feito isso aqui em casa com um resto de maçã na trepadeira e não deu problema... ela já estava meio ruim antes... Então não acredito que haverá problemas nas plantinhas do parque, principalmente porque tem chovido muito. Levei o celular para tirar as fotos, mas acabei esquecendo... Numa outra ocasião tiro fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!