sábado, 19 de março de 2011

Software livre

Software proprietário e software livre são assuntos que deveríamos conversar sempre que possível, tendo em vista que o foco é a liberdade, a informação! Isso mesmo... Liberdade em saber o que estamos usando e em prol de quem, com qual interesse.

A diferença entre um e outro é como comprar soja no supermercado. Se vier indicado nas embalagens que é transgênica, não compro. Se não vem indicada, compro. Só que com o software, como não entendemos a linguagem utilizada, o que está por trás, via de regra, não nos importarmos, certo? Não!

Esse tipo de "instrumento" que instalamos em casa possibilita a empresas, indústrias, corporações, além de monopolizarem o que utilizamos, controlarem o que estamos fazendo ou deixando de fazer tendo em vista que sempre temos que estar logados, identificando-nos. É também um modo fácil de compreender nossos hábitos e costumes.

Aliás, está mais do que provado que existe sempre um interesse escuso, não social, não humano, mas econômico, em controlar informações. Basta lembrarmos da Wikileaks. Ou seja, podemos pensar em um verdadeiro Big Brother virtual.

A ideia aqui é a deixa para a valorização do software livre... De código aberto. Não estou falando de pirataria! Nem de software gratuito, pois tem software gratuito que não é livre. De novo, interessa o código aberto para que cada programador ou empresa possa ajustá-lo em interesse próprio.

Uma outra metáfora, seria ver o software livre como um livro. Todos podem ler, ver o que está escrito (o código de linguagem), ter ideias em cima daquilo que está sendo apresentado, mas a cópia necessariamente tem que respeitar o autor, avisar de onde copiou e que parte copiou! Nada de copiar tudo, não dizer de onde copiou e por o nome, certo?

Enfim, há softwares livres e gratuitos de excelente qualidade como Firefox (navegador de internet), OpenOffice (pacote de editor de texto, planilha, apresentação etc.), Thunderbird (caixa de correio web), Foxit Reader (leitor de pdf), e por aí vai...

O vídeo abaixo dá uma canja sobre o assunto... Impossível não se sentir afetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!