quarta-feira, 17 de março de 2010

O lixo nosso de todo dia...

Durante alguns meses morei numa praia no litoral de Queensland, na Austrália - em Gold Coast. O lugar é simplesmente lindo! Muito bem cuidado, a areia chega a fazer barulho quando a gente pisa de tão fina. Banheiros e cestas de lixo ao longo de todas as praias da cidade, com chuveiros e torneiras para lavar os pés, guarda-vidas em torres e jipes para emergência, bandeiras sinalizando as condições do mar para banho, e por aí vai. O que mais me deixava impressionada era que todos os dias pela manhã, tratores esteira com pás de peneiras passavam pela praia recolhendo o que ainda "poderia" ter de lixo. Para se ter uma idéia, minha prima perdeu um anel na praia e foi encontrado pelo pessoal da "limpeza"!!!


Como dizem: coisa de primeiro mundo! Primeiro mundo num país com menos de 250 anos de invasão europeia (tem gente que chama de "descobrimento" desconsiderando que havia uma população aborígene no local de cultura riquíssima).

E por que disso tudo? Hoje recebi um e-mail com uma notícia do Global Garbage (há bastante material sobre como andam nossas praias) sobre a sujeira no fundo do mar no Farol da Barra em Salvador após o Carnaval. É um absurdo! E o pior é que não fica assim apenas no Carnaval, apesar de nesta época do ano ser pior.

Temos 500 anos de invasão, somos um país pseudo-independente  e não conseguimos cuidar de nós mesmos! Não temos educação para lidar com o descaso do Estado ainda que seja para o nosso próprio bem estar. Não sabemos cuidar. Não sabemos respeitar. As praias brasileiras nas grandes cidades estão imundas e degradadas. E não nos mobilizamos!

Então fiquei pensando... Poxa, será que não há solução? Sempre apenas uns poucos irão limpar a cagada dos outros?

Eis o que pensei rapidamente como medidas possíveis:

- Criação de equipes de limpeza voluntárias ou mesmo pagas pelos moradores das praias (claro que ser for de interesse deles, né?) como na Praia da Baleia em SP - o que eu não acho muito legal pois os moradores poderão vir a considerar a praia como propriedade privada.

- Proibição de bebidas alcóolicas nas praias, já que grande parte da sujeira advém de latas de cerveja! - acho isso drástico tendo em vista que a necessidade de proibição implica em admitir que seremos sempre sem educação, fora o fato de propor controle à "liberdade".

- Aquisição de tratores esteira com pás de peneira pela prefeitura municipal ou pela comunidade local, como os que vi na Austrália e na notícia da prefeitura de Macaé-RJ.

- Instalação de cestos de lixo ao longo da praia e acordo com cooperativas para reciclagem do lixo recolhido (isto significa vários cestos, vários mesmo! e sem sacolinha de plástico dentro, claro!).

Enfim, deve haver outras maneira de solucionar, não sou especialista, apenas estou ponderando.

No fundo, o que todos queremos, tenho certeza em relação ao "todos", é ver a beleza de nossas praias, as mais belas que já vi, principalmente quando isso acontece só de vez em quando... É uma pena viajar escolhendo o local baseando-me no fato da população local ou não cuidar da praia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!