sexta-feira, 9 de julho de 2010

Decomposição aeróbica versus Decomposição anaeróbica

Finalmente descobri porque estava fedendo tanto a composteira!

Na semana passada, antes de colocar os últimos resíduos na composteira, retirei tudo de dentro para dar uma grande misturada. Na hora de colocar tudo de volta, foi primeiro um pouco da mistura, depois os últimos resíduos de vegetais (nesse dia tinha ovo) cobertos com folhas e um pouco de húmus e para finalizar recoloquei o restante da mistura toda novamente e fechei. Ou seja, os resíduos novos ficaram quase no fundo da composteira e a ideia era deixar tudo lá quietinho se decompondo pelos próximos 60 dias, ou até que tudo estivesse decomposto (estou ansiosa para ver o resultado final!!).

Só que quando foi antes de ontem no final do dia, o cheiro que estava ruim nos dias anteriores havia piorado! Na outra postagem até coloquei que fedia peido de ovo podre (o ovo e o peido!...kkkkk). Como estava tarde, deixei para o dia seguinte (ontem) - acho melhor fazer essas coisas durante o dia com luminosidade suficiente para checar o que acontece.

Foi então que me surpreendi! Tinha me disposto a retirar tudo da composteira e, caso fosse necessário, retirar as cascas de ovo causadoras do mal cheiro insuportável - não sei como nenhum vizinho percebeu, devem ter achado que tinha bicho morto na área de serviço... Só que a medida que eu ia retirando a mistura, o cheiro era de terra molhada, totalmente diferente do cheiro exalado da parte inferior e do líquido escuro que estava saindo. Mas quando cheguei na metade inferior... Ui... Descobri que na verdade, a culpa não era das cascas de ovo. Coitadas! Quando coloquei a última leva de resíduos no fundo da composteira, o peso da mistura por cima, criou um ambiente propício para decomposição anaeróbica.

O aspecto da mistura era totalmente diferente do que eu havia visto até então. Era como se fosse mofo branco em camadas prensadas (acredito que da decomposição das folhas secas), estava muito úmido, praticamente molhado e o era cheiro terrível. Grande vacilada! Não promovi a decomposição aeróbica, tão importante para a decomposição limpa!

O Google, aquele nosso amigo de sempre, me ajudou a encontrar informações sobre a diferença entre um tipo de decomposição e outro:

A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo. [esta tem que ocorrer na composteira!!!]

No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável;
[o cheiro de ovo podre] a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.

Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem.html

Ou seja, tive que fazer serviço mal feito para aprender a lição: a composteira deve ser misturada com frequência para viabilizar a decomposição aeróbica! Isto significa a cada três ou quatro dias ou dependendo de como a composteira está reagindo. Terei sempre que fazer uma grande revirada!

Bom, se servir de consolo, ainda não comprei um novo balde e estou juntando os resíduos no pote de manteiga. Mas com certeza, a composteira será rasa e larga - como uma bacia, mas com a tampa!

14 comentários:

  1. valeu pela diferença entre a decomposiçao aerobica eanaerobica!

    ResponderExcluir
  2. não percebi a diferença entre decomposição anaeróbica e aeróbica.
    Acho que devia estar a explicar mais promenorizadamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Para resumir, a decomposição anaeróbica é feita em ambiente sem ventilação, sem ar. No caso da aeróbica, a mistura fica aerada, ventilada. A diferença é que na primeira as bactérias emanam um cheiro horroroso e o resíduo não é reaproveitado, torna-se tóxico e não pode ser utilizado como adubo. No segundo caso, o aeróbico, não há cheiro e o todo o resíduo resultante é passível de utilização como adubo! ;)
    Espero que agora esteja mais claro...
    No caso de mais detalhes, como por exemplo, a reação química e tudo mais, recomendo uma busca na web...
    Abraço, ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! agora consegui fazer minha tarefa!

      Excluir
  4. mas eaí já que é toxico desova tudo ??? me dei conta da vacilada agora tbm... droga...

    ResponderExcluir
  5. Então Luiz,
    Como minha composteira tinha um fundo furado o resíduo líquido joguei no vaso sanitário. Não sei se tem problema o fim que arrumei.
    Quanto ao material sólido, continuei misturando a coisa toda se resolveu... A natureza é bela... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/clebson.silva.395

      Excluir
  6. Que ótimo assunto! Obrigada por me esclarecer dúvidas que tinha em minha matéria escolar. Ah, de que região do BR vc é, Juliana?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Valeu mesmo! :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!