sábado, 7 de abril de 2012

O Grupo Baader Meinhof

O Grupo Baader Meinhof PosterEsse é para assistir... Mesmo!

Um filme que mobiliza/ sensibiliza em relação ao quão idiotizados e domesticados estamos frente ao que uma pouca parcela da população, em especial os que roubam descaradamente de nós, veem fazendo. Ainda que, independente de onde estamos ou quem somos, vivemos naturalmente a situação de dominados e dominantes (em uma ou outra posição), isso não significa que temos de aceitar as mais diversas amarguras ou buscar um menor distanciamento entre as "duas" camadas da população.

E aqui não me refiro apenas aos vieses econômicos, mas àqueles que se estendem à aceitação da diversidade, saúde e educação para todos, assim como em relação a boas condições de moradia, de vida em geral.

Bom, no caso do filme, as manifestações tratadas de maneira cinematográfica, mas nem por isso desmedidas ou irreais, mostram como o terrorismo foi algo emblemático para uns poucos (ou muitos) dos jovens nascidos em 45, mais especificamente na Alemanha pós nazismo, entre as décadas de 60 e 70 na Europa...

Aliás, em algum momento, pode até parecer que as personagens se perdem de seus ideais inicialmente tão bem delineados, mas nem por isso deixaram de ser revolucionários, assim como Marx acreditava que deveríamos ser caso quiséssemos um mundo mais justo.

Deveríamos ir rumo ao terror? Sim! Indubitavelmente. Ao que parece a injustiça e constante liberdade assistida (e aplaudida silenciosamente por todos nós, brasileiros) daqueles aos quais ordinariamente (bem literal!) vivem entre nós numa suposta democracia, deve ser combatida com o terror!

E isso significa ir às armas? Parece que sim... Ou ao menos não inicialmente... O terror pode, ao menos sob o olhar que tenho hoje, não ser subjugado às armas, mas à manipulação de situações em que as pessoas se vejam de alguma maneira ameaçadas quanto ao que mais têm de precioso... E pelo que vejo, para algumas pessoas, a ameaça à vida, apesar de ser o limite para qualquer um, pois está vinculada ao mais básico sentimento de sobrevivência, não me parece ser a única e primeira forma de pressão!!!

Enfim, voltando ao filme, há uma crítica muito boa no Blog da Revista Espaço Acadêmico (http://espacoacademico.wordpress.com/2011/10/05/o-grupo-baader-meinhof/), e para mais infos sobre o filme (atores, direção, produção etc) o site do IMDB é de bom grado! http://www.imdb.com/title/tt0765432/

AH! É claro que não poderia terminar a postagem sem deixar um pouquinho do filme por aqui! Está com legendas em inglês, mas foi o melhor trailer que encontrei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!