segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dicas para Floripa - em outubro ou outros tempos

Na última semana estive em Florianópolis para um congresso na UFSC. E como o congresso não ocupa 24 horas do dia, houve vários momentos de curtição e comidinhas... Então, simples assim, o que fazer, o que não fazer, onde ir e o que ver numa Floripa chuvosa e fria! É isso mesmo, fiquei de sábado a sábado numa Florianópolis sem sol, com chuva e frio... e sem estar preparada para isso... Ai!

Primeiro dia foi molho. Não tinha roupa, leia-se casaco para aguentar o frio, e aproveitei para curtir o  friozinho no quarto da pousada. Na verdade, fui a uma padaria local e descobri que os quitutes por lá tendem a ser mais secos do que os nossos (em Brasília). Por exemplo, coxinha, folhado e pastel assado (lá tem outro nome) precisam de acompanhamentos mais úmidos para o meu gosto. Chazinho básico para acompanhar, livros para ler e filminho no netbook fecharam o dia...

Como prefiro pousadas a hotéis a pousada Dona Francisca atendeu bem http://www.residencialdonafrancisca.com.br/. Rústica, boa cama, banheiro pequeno, mas na medida, e esquece a TV. Fiquei num quarto sem frigobar, mas tinha uma geladeira coletiva num local de fácil acesso. Café da manhã super básico: pão de sal ou de forma, queijo e presunto, margarina, geleia, leite, café e achocolatado, mais as frutas básicas (mamão, banana, maçã e melão). Precisa de mais? Eu não! O Branco foi uma surpresa! Meio labrador meio vira-lata, super doce, fazia a recepção dos dias e noites! Lindo! Recepção tem hora para encerrar mas tem telefone para contato de emergência. A pousada é no final de uma rua e dá pra uma área de preservação; para ônibus uma caminhadinha, táxi pega na porta.

Tentando ser mais objetiva, vou pontuar impressões sobre os lugares em que fui, ou seja, comer quando estiver na UFSC e onde comer/passear em Florianópolis com chuva e frio.


Na Lagoa da Conceição, para almoço tem a Casa do Chico na Av. Rendeiras. Indicação do taxista como melhor custo benefício para comer. O pedido foi a sequencia de camarão, mas achei bem fraquinha, inclusive o molho de camarão parecia Pomarola aguado com camarão boiando. Experimentei a caipirinha de rum Montila e não agradou. Não volto lá, mas pode ser que alguém me convença de que há pratos que atendam melhor e sejam mais saborosos.

Se não estiver chovendo muito, vale caminhar até o café Rocambole na Rua Manoel Severino de Oliveira, ainda na Lagoa da Conceição. Fica praticamente dentro do posto de gasolina e do outro lado da rua do Café Cultura (que estava lotado). Como gosto de capucino forte no chocolate, arrisquei um chocolate quente com um expresso. Ficou uma delícia! O pessoal com quem estava arriscou bolo de fubá e adoraram. Voltaria bem feliz...

Em Santo Antônio de Lisboa tem um restaurante que super vale! O Bate Ponto. http://www.bateponto.com/. No site tem o cardápio caso queira se antecipar. Como não sou fã de camarão para pedir um prato, então encarei o "Bacalhau às natas", antecipado pelo "Conquile de camarão" - este vem numa concha e bem gratinado. Tudo muito bem servido e saboroso! Estávamos em três e poderíamos ter pedido dois pratos - deixei no prato! O que é novidade para uma comida tão gostosa! As meninas pediram ostras grelhadas aos quatro queijo e bacalhau com nhoque e elogiaram...

Ainda em Santo Antonio de Lisboa, vale visitar e comprar artesanato da ilha nas duas lojinhas que há por lá. Me arrependi de não ter comprado mais coisas pensando que iria encontrar algo tão ou mais legal no Mercado Central... Tristeza... Veio só uma casinha de gesso...

Se estiver na UFSC e quiser um lanche vá na praça de alimentação no Centro de Eventos da UFSC. Há duas lanchonetes. Adorei a que fica ao lado direito quando se entra. Pena que não lembro o nome..  E olha que comi várias vezes lá! O capucino de expresso vem com um chocolate no fundo e ao mexer fica maravilhoso! Pão de queijo sempre quentinho e um tortelete de caramelo com massa fina crocante e coberto de chocolate que derrete na boca. Só de lembrar enchi a boca de água! Os bolos também não deixam a desejar.

Para almoço tem o self-service na praça de alimentação no Centro de Eventos da UFSC. Não super bacana, mas também não mata ninguém. Atende bem na salada e com duas ou três opções de massas e carnes. Self-service como manda o figurino. Nada de mais.

Nos arredores da UFSC para o lado do Centro Tecnológico (CTC), na Av. Prof. Henrique da Silva Fontes tem self-service no Dona Benta. Bem fraquinho. Não gostei da comida. Não peça detalhes, mas não agradou o sabor, tinha algo azedo na salada - o ovinho de codorna. Não volto!

No mesmo sentido, na Rua Dep. Antônio Vieira Edu (a avenida e a rua são continuidade uma da outra) tem o Meu escritório, botequinho que vende uns sanduíches de encher os olhos. Como não estava com essa fome, fiquei de olho no que pediram de soja...rs... O cardápio de hambúrgueres é animador. As onion rings não são legais: deve vir pronta para fritar e passaram do ponto na fritura. Tem a batata rústica que é batata cozida, com casca, cortada ao longo em oito fatias e frita rapidamente: não vale - muito mole e pouco crocante. Batata frita sem erro... Ainda bem!

No sul da ilha, no Ribeirão da Ilha, tem o famoso Ostradamus. Não fui lá, mas no café na frente. Tens tempo é filial do Ostradamus e um lugar aconchegante com várias coisas relacionadas ao servir comida para comprar. Biscoitos coloridos, vinhos especiais, Grapa, porcelana e por aí vai... Vale o capucino, mas ainda prefiro a misturinha do café Rocambole já que meu forte é o café com chocolate.

Ainda no Ribeirão da Ilha, num lugar que não sei se conseguiria voltar, o Nutri. Pense num restaurante self-service gostoso. Com uma pegada vegetaria, apesar de ter carne, as saladinhas diversas me animaram! Como não gosto de verdura, encher o prato de verdinho parece ser uma boa referência. Fora as comidinhas para celíacos e alérgicos a lactose, doces caseiros e várias folhas para chás. Vale a visita e comida!

No centro vale a visita para ver os arredores. O Mercado Central é como outro qualquer. Como fui de manhã, logo após café, parei para comer (acho que também não tinha muita coisa de comer aberta). O artesanato não acrescentou novidades, na verdade, fiquei com gostinho de quero mais e saudosa do rico artesanato das lojas em Santo Antônio de Lisboa. Quer saber, o Mercado Central de Salvador é muito mais belo e rico - minha opinião. A praça XV de novembro é super arborizada mas achei um tanto largada. Valeu a vista a um teatro que está provisoriamente guardando uma galeria bem na frente da praça. Dei a sorte de ser o dia das xilogravuras... Ah se eu tivesse grana para isso... Muita coisa linda!!! Fiquei na vontade de novo. Gastaria fácil uns 300 reais... O prédio da Alfândega é uma visão à parte... Encheu os olhos!!!! Lindo demais!!

Bom, é isso... No geral a ilha é linda! Vistas maravilhosas e lugares para se comer bem! Na próxima visita vou às trilhas que dão acesso à Lagoa do Peri e à Lagoinha do Leste, em época que não esteja chovendo tanto, com certeza fora de temporada, porque o trânsito em alguns lugares não colabora, e com grana para comprar arte e artesanato local!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!