sábado, 15 de maio de 2010

Acompanhando a composteira

Futuramente, minha composteira vai resultar em adubo como o da foto ao lado...rs... mas enquanto isto não acontece, fiz mais uma busca intensa sobre compostagem caseira para entender as dezenas de mosquinhas (é, hoje foi assim...) e o mofo que apareceu uns dias atrás.

Infelizmente, a maior parte das informações tem a ver com vermicompostagem (em geral, compostagem por minhocas), o que não é o meu caso. E o que é mais triste, normalmente experiências vinculadas à compra da compostagem pronta. Não que não ache legal a proposta, mas dá margem a interpretação de comodismo por quem compra. Particularmente, estou adorando minha composteira. Entendo que é um procedimento simples de experimentação caseira; e esse tipo de ação quando se mora em apartamento é simplesmente muito divertido!

Pois bem, minha composteira está indo... ainda não sei se muito bem.

A mosquinha é mosca de banana ou cientificamente Drosophila melanogaster, aquela famosa que a gente estuda quando vai aprender genética (tem um experimento bacana na Ciência Hoje das Crianças), e não caracteriza anormalidade no processo de decomposição, apenas tenho que ter cuidado com a quantidade. A provável causa para o excesso é parte do alimento ficar descoberto. Ou seja, enquanto a composteira não encher tenho que colocar os resíduos somente a cada dois dias (para juntar o suficiente) para então revirar tudo e cobrir com terra ou humus ou folhagem.

Provavelmente a composteira ficará cheia bem antes do que eu imaginava, mas nada que 8 reais (vi hoje no mercado) não pague por uma nova. Aliás, um custo muito baixo para a minha consciência...

Ah! É preciso evitar o excesso de alimentos ácidos como limão, laranja, abacaxi; o que me aliviou um pouco porque joguei no lixo a casca do abacaxi de hoje, numa tentativa de contenção de espaço na composteira.

Quanto ao mofo, também é um processo natural de decomposição, então está ok. Acredito que tenha aparecido porque as folhas não ficaram cobertas e o ambiente úmido e quente favoreceu o seu aparecimento.

Como a composteira também está com aspecto muito seco, amanhã faço o teste da umidade com a mão: se esfarelar, falta água; se grudar como uma bolinha, está úmido o suficiente; se ao espremer sair água, acrescento folhas.

Mais uma dica: tem um pdf bem bacana de pesquisadores da Embrapa com informações sobre Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Vale dar uma olhada!

7 comentários:

  1. Oi Juliana!
    Fiquei muito feliz quando encontrei seu blog. Estava procurando informações sobre compostagem caseira e só encontrava textos repetidos e nenhum processo na prática.
    Passei dias lendo e relendo seus posts. Já morei em sítio e era bem fácil ter o que fazer com os orgânicos, bastava jogar num buraco na terra, depois, quando enchia, era só tampar e abrir outro. Já fiz em areia com cimento, quando contruí uma casa e o jardim era horroroso. Resultado: a terra ficou preta, minhas plantas ficaram lindas e tinha muita minhoca!!!

    Morando em casa, sem espaço de terra, comecei a jogar os orgânicos no lixo convencional com peso na consciência...

    Com seu blog, peguei um balde, furei e estou fazendo a compostagem!!! A pequena para mim não funciona, cozinho muito em casa e produzo mais lixo orgânico do que gostaria.

    Estou com um problema: as mosquinhas, que são terríveis! Estão invadindo até minha cozinha e isso me preocupa. Vou torcer para que elas diminuam. Estou colocando terra, mas não parece adiantar. Ainda não vi nenhum ovinho. Vou mandando notícias por aqui.

    Parabéns pela Atitude!!!

    ResponderExcluir
  2. Dhanna que legal!
    Quanto às mosquinhas, elas realmente aparecem quando está úmido demais... Experimente colocar folhas secas... Uma vez fiquei colocando terra e no final ficou algo seco e estranho. As folhas parece que compõem melhor.
    Quanto aos resíduos orgânicos, experimente aproveitá-los. Uso uma escovinha pra lavar as verduras e fazê-las com casca (cenoura e batata, por exemplo), a casca do abacaxi, depois de escovada, vira um chá maravilhoso! ;)
    AH! E lembre-se de mexer sempre.
    Abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquem pó de café e borra do mesmo que as moscas vão diminuir. Na minha composteira (que eu mesmo fabriquei e não possui minhocas ainda) coloquei desde o inicio e as moscas se mantêm longe.

      Excluir
  3. Gostei muito do texto, obrigado por dividir o seu conhecimento

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma semana, tenho que misturar ou deixar como está?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!