sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como anda a composteira?

Desde que montei a composteira tenho aberto uma vez todo dia para ver como está: cheiro, insetos, temperatura e aspecto geral, bem como eu disse que ia acabar fazendo pela curiosidade. Pois bem...

Primeiro dia - Um cheiro forte de azedo predominava, com certeza por causa do limão que coloquei. Não tinha como ser diferente. A sobra de resíduo de alimento cru do almoço foi acrescentada e misturada na composteira.

Segundo dia - Ao acrescentar sobra de alimento cru do preparo do almoço, vi um pouco de bolor em duas partes de alimento que estavam descobertas de terra. Não era para acontecer isto. Então coloquei mais um tanto de terra e misturei tudo. Uma coisa me chateou pelo inesperado: duas mosquinhas, daquelas que dão na cesta de frutas, mais especificamente na banana, saíram voando da composteira quando a abir. Talvez porque tivesse alimento descoberto de terra e folhagem - o que mofou.

Terceiro dia - Novamente sobra de alimento cru do almoço. Na hora de abrir a composteira, surpresa! Tinha um monte de mosquinhas! Acho que isso é mal... Ontem não misturei direito e tinha vários pedaços de sobra com mofo. Entretanto, havia algo de positivo: a tampa da composteira estava cheia de gotinhas de água, ou seja ar condensado, ou seja temperatura alta no interior da composteira! Muito legal colocar a mão na lateral da composteira e sentir que estava morninha!!! Isto é bom, significa que o processo de decomposição está funcionando. Mas quanto as mosquinhas, nada feito. De qualquer maneira, misturei a sobra e depois cobri com mais terra - acho que cobri tudo, vou ver amanhã.

Como todo alimento que estou colocando vai picado, o processo geral será mais rápido (eu acho), mas preciso entender quanto tempo leva para diminuir o volume e em que proporção, ou seja, preciso do teste da compostagem em coluna. Estou receosa de continuar colocando e a composteira ficar lotada em uma semana.

Enfim, a questão que mais está me preocupando é se a frequência diária de acréscimo de resíduo prejudica a compostagem. Talvez não seja bom todos os dias, então vou experimentar deixar acumular uns dois ou três dias de lixo orgânico, ver o estado geral da composteira e para então acrescentar os resíduos. Vamos ver... Vou postando os resultados por aqui!

7 comentários:

  1. Olá, gostei da matéria. Também montei uma composteira e estou com os problemas dos mosquitinhos. Suas dicas me ajudaram. Coninue postando. parabéns Jucier - Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua composteira não possuir minhocas, pode colocá-la em um saco plástico bem fechada e deixar no sol por alguns dias. Os mosquitinhos irão morrer e também servir de adubo. Mas antes disso, você precisa verificar a umidade da caixa. Abra o embrulho todos os dias e revire o conteúdo.
      No meu caso, em dois dias os mosquitinhos morreram. Retirei o plástico, remexi o conteúdo, salpiquei um pouco de pó de café sobre sobre a terra seca (isso espanta os mosquitos, mas tem que matá-los antes) e coloquei um pano fino preso com elástico cobrindo a parte dos buraquinho. Estou dias sem ver mosquitinhos no pote. :)

      Lembre-se: se em sua composteira tiver minhocas, nunca deixe a caixa no sol porque ela irá esquentar demais e matar as minhocas. Em relação ao pó de café, este pode ser utilizado em minhocário. Só fique de olho na quantidade.

      Excluir
  2. Olá Jucier,
    Que bom que você gostou e pode aproveitar as dicas. Dá um pouco de trabalho, mas é gratificante não é? Aliás, terminei o primeiro balde-composteira na segunda-feira. Agora é começar o próximo!
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. gente! Você descreveu exatamente o que estou passando aqui, estou há uma semana com a minha composteira nova, coloquei grama seca por cima, mas hoje quando abri está inteirinho coberto com bolor... o mesmo sobre colocar alimentos todos os dias! Comprei caixas de 15 litros, moro sozinha, mas impressão é que vai encher muito antes do que imaginava! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris,
      Misture... Não deixe ficar muito molhado nem sem ventilar!
      Diga como está agora, já que tem uma semana... :)
      Abraço,
      Juliana

      Excluir
    2. AH! Quanto ao tamanho, tenho três composteiras. Duas pequenas que eram lixos de banheiro e essa da postagem de 20 litros. É o que funciona para uma pessoa. Se tem mais gente, aí desanda tudo...

      Excluir
  4. A mesma dica que deixei para o Anônimo, deixo para os demais. Em relação aos mosquitinhos.

    Se sua composteira não possuir minhocas, pode colocá-la em um saco plástico bem fechada e deixar no sol por alguns dias. Os mosquitinhos irão morrer e também servir de adubo. Mas antes disso, você precisa verificar a umidade da caixa. Abra o embrulho todos os dias e revire o conteúdo.
    No meu caso, em dois dias os mosquitinhos morreram. Retirei o plástico, remexi o conteúdo, salpiquei um pouco de pó de café sobre sobre a terra seca (isso espanta os mosquitos, mas tem que matá-los antes) e coloquei um pano fino preso com elástico cobrindo a parte dos buraquinho. Estou dias sem ver mosquitinhos no pote. :)

    Lembre-se: se em sua composteira tiver minhocas, nunca deixe a caixa no sol porque ela irá esquentar demais e matar as minhocas. Em relação ao pó de café, este pode ser utilizado em minhocário. Só fique de olho na quantidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!