terça-feira, 4 de maio de 2010

Como fazer compostagem em casa

Pois é, hoje montei minha composteira!!! Como não poderia deixar de ser, tirei um monte de fotos com a ideia de fazer um passo a passo! Então aí vai...

Material usado:
- lixeira velha não utilizada;
- prego longo;
- martelo;
- adubo orgânico (usei um que tinha para verduras, legumes e frutas);
- terra seca (também já tinha de uns vasinhos de plantas que não vingaram);
- lixo (sobras de limão, uvas, abobrinhas, cenoura e casaca de banana);
- folhas secas 

O maior trabalho, se é que foi tão trabalhoso, foi fazer os furos na lixeira. A compostagem para funcionar tem que estar arejada porque o processo de decomposição tem que ser aeróbico. Se for anaeróbico, fede e atrai insetos e pequenos animais. Ou seja, os furos têm que ser grandes o suficiente para ventilar mas não tão grandes para os pequenos animais não conseguirem entrar caso processo de decomposição se transforme em anaeróbico. Além disso, o chorume (líquido escuro decorrente da decomposição orgânica) tem que sair para o adubo poder ser utilizado, caso contrário o adubo gerado fica poluído e impróprio para uso.


Enfim, furar o fundo foi tranquilo, usei o prego grande com o martelo e mandei ver... O fundo da lixeira era duro o suficiente para dar sustentação para as marteladas. Mas quando fui para a lateral... Tentei com o grande, não deu certo. Tudo bem, a elasticidade da lixeira era demais para a martelada e o prego simplesmente não furava. Então tentei furar com um prego um pouco menor... Nada feito. Apelei! Peguei um prego fino de uns 2,5cm. Opa furou! mas tive que martelar um monte e depois ainda ia ter que colocar o prego mais grosso para o furo ficar maior.

Quer saber? "Tô pagando um foda-se pra esse prego!" Vai fazer monte de farelo de plástico de lixeira, mas vou usar a furadeira!!! Nada que uma broca tamanho 4 não resolva!! Aliás, uma das melhores aquisições que fiz para minha casa ao longo de 7 anos foi essa furadeira!

Enfim, a furadeira é pesada e eu sou fraquinha nos braços. Resultado? Quase desisti de furar ao longo da lateral toda, mas me enchi de animação, balancei o braço, estiquei e terminei!

Olhar para o chão foi engraçado. Para quem nunca viu neve, podia até ser que tivesse nevado azul dentro de casa. Tinha um monte de pedacinho de plástico na bancada, na minha roupa e no chão. Como não dava pra simplesmente jogar aquilo tudo no lixo, juntei e coloquei dentro de uma garrafa PET - já vai para a reciclagem mesmo... Um monte ficou colado na parede interna...

Bom, com a lixeira furada, agora é por as coisas pra dentro!

Como não sabia que tanto de terra iria sair pelos furos no fundo, coloquei a tampa da lixeira só por precaução.

Ordem de materiais?

- terra seca para forrar o fundo;


- o lixo propriamente dito - aqui não entra comida cozida nem carnes, peixes ou frango por causa da gordura que tem um processo de decomposição diferenciado e mais lento;


- a folhagem seca - aqui usei eucalipto, alecrim e manjerona que tenho sempre em casa para perfumar o ambiente e que coleto no parque aqui perto ou da minha varanda mesmo, além de flores e folhas das violetas e de outras plantas de casa. Aqui vale colocar papel (jornal ou guardanapo), mas nada de revistas (por causa da tinta tóxica) ou embalagens de papel que contenham plástico ou metal (esses não se decompõe).


-  adubo orgânico - num futuro não muito próximo, dois ou três meses, quando a compostagem já tiver feito adubo, é possível utilizá-lo para uma nova compostagem.


Agora é só dar uma checada e misturar a cada três dias. Do jeito que sou ansiosa, é capaz de eu mexer todos os dias...

Importante: há de se ter cuidado na hora de misturar pois o processo de decomposição eleva a temperatura dos resíduos a algo entre 45 e 55ºC. Aliás, se a temperatura do local de armazenamento estiver muito, muito baixa, é possível que o processo seja atrapalhado ou mesmo que não aconteça. Agora, isto não significa que a composteira deve tomar sol - muito pelo contrário! A temperatura deve aumentar de acordo com o processo natural de decomposição.

A umidade da composteira também deve ser controlada. Sempre que for misturar a compostagem verifique apertando um punhado com a mão: não pode nem esfarelar nem pingar água. Se esfarelar, acrescente um pouco de água. Se pingar água, coloque mais resíduos secos (folhas, flores, galhos, papel, etc.)

Enfim, chequei o fundo (lembra que tinha colocado a tampa embaixo?) e não tinha muita terra, ou seja, acho que os furos ficaram de bom tamanho e posso, pelo menos por enquanto, não colocar nada embaixo. Se produzir chorume, terei que arrumar algo para recolhê-lo e jogar fora no vaso sanitário. É o melhor local para dispensá-lo.

É importante tampar a composteira para garantir que não irá cair ou entrar nada dentro que não seja o que deve ser colocado lá. Então coloquei-a  no cantinho da área de serviço. Talvez não seja o melhor lugar porque ficou embaixo do tanque e pode cair água, mas vou ver como funciona ali. Se der certo, ótimo!

11 comentários:

  1. Adorei. Como sempre com excelentes idéias. Espero que esteja tudo dando certo com a composteira...rsrs. Nos mantenha informados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Massa, Ju, a composteira está show de bola, limpinha! Parabéns! Aqui em casa o resultado da compostagem é a bananeira que está com um cacho enorme!!!

    Do lixo para a providência alimentar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juliana, boa tarde!!!

    Adorei sua compostagem!!vou fazer com certeza!!! mais tem um detalhe que aprendi com meus pais quando ia a horta compra verduras...naquela época elas eram embrulhadas em jornal velho e eu sempre ia com uma sacolinha pra buscar e pedia que não fossem envoltas em jornal, pois meus pais diziam que o jornal contamina a verdura, porque a tinta contém chumbo (cancerígeno), por isso não utilizo o jornal para fazer nada que possa direta ou indiretamente se relacionar com alimentação. Eu não sei como o chumbo se comporta na terra, mais acredito que não seja muito interessante usá-lo na compostagem caso ela seja feita para adubar hortifruti...se for só para jardinagem acredito que não tenha problema...

    Um abraço

    Daniela

    Piracicaba/SP
    caso queira trocar alguma informação meu email é: vendas_daniela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniela,
    Que bom que gostou...
    O jornal estou usando no banheiro apenas, para fazer cesto de lixo no lugar do saco plástico. Nada de colocar na composteira.
    Mas agora que você colocou, não sei o que é pior... O chumbo ou o plástico... Se alguém puder dar uma luz... Aceito sugestões...

    ResponderExcluir
  5. Olá moça, uma alternativa legal para o chorume é coleta-lo e diluílo em água (1 parte de chorume para 10 de água) assim obtendo uma forte adubo líquido para rega de plantas.

    ResponderExcluir
  6. Oi tenho uma dúvida depois de quanto tempo posso usar a compostagem?

    ResponderExcluir
  7. Olá Lê,
    Sempre espero ficar como cara de adubo, sem resíduos aparentes, o que acontece, normalmente, entre 70 e 90 dias depois de ter fechado a composteira.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da ideia eu fazia a compostagem em um balde sem furos, não tinha esse conhecimento. Portanto tem a explicação correta de como fazer uma eficiente compostagem para o meu pomar e jardim. MARCIO FRANÇA

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcio França,
    É bom saber que contribui com novas ideias! ;)

    ResponderExcluir
  10. Juliana, se a composteira vai dar certo só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: voce leva jeito prá escritora e dei risadas diante da sua briga com o prego. Prá que isso não aconteça quando fizer outra composteira faça o seguinte - pegue um prego ou uma chave de fenda ou qualquer coisa parecida, na espessura que precisar,esquente na boca do fogão e encoste no plástico. É o furo instantâneo e sem residuos. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Carlo39!
    E a ideia do prego quente é uma ótima!!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!